O Projeto Escola Zé Peão - PEZP, caracteriza-se como um projeto de extensão, realizado pela Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Educação, em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de João Pessoa - SINTRICOM.
Inspirada na compreensão de que o alto índice de analfabetismo entre operários da categoria constitui uma negação dos direitos do operário como cidadão e ser humano, bem como um impedimento à sua qualificação profissional e à construção de um sindicato democrático e combatente, a Escola visa contribuir para a educação fundamental do operário da construção, utilizando o próprio local de trabalho (canteiros de obras) como espaço para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Criado em 1990, o Projeto Escola Zé Peão oferece dois programas básicos aos operários-alunos: Alfabetização na Primeira Laje (APL), para os alunos que não têm o domínio da lecto-escrita; e Tijolo sobre Tijolo (TST), destinado aos operários com domínio elementar da leitura e da escrita.
O projeto oferece também quatro programas de apoio:
- (1) Varanda Vídeo, que utiliza o vídeo como recurso auxiliar para trabalhar os conteúdos de História, Geografia e conhecimentos gerais;
- (2) A Biblioteca Volante, que visa facilitar o acesso do operário-aluno ao livro e estimular o gosto pela leitura;
- (3) A Oficina da Arte, que objetiva possibilitar o contato do operário-aluno com outras linguagens e outras formas de expressão e
- (4) O Programa de Atividades Culturais, que pretende contribuir para o desenvolvimento do aluno como ser social, cultural e histórico através de visitas a locais, eventos e sítios com valor sócio-cultural e histórico.
Em sua existência, o Projeto Escola Zé Peão tem procurado contribuir com a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos, em uma perspectiva popular, no processo de formação do operário. Neste sentido, assume também um compromisso de extrema relevância para a democratização/aquisição do saber escolar pela classe trabalhadora, através da apropriação dos instrumentais de fundamental importância para a sua luta na conquista da cidadania plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário