Na primeira semana de março começamos os preparativos para as eleições dos representantes de turmas. Em cada turma tivemos uma breve discussão sobre os objetivos dessa iniciativa, os critérios para os que desejam ser candidatos (comportamento em sala, pontualidade, participação, responsabilidade e interesse) e sobre a função do representante. Na oportunidade os (as) alunos (as) também votariam em um professor que acompanharia as reuniões com os representantes juntamente com a supervisora. A eleição foi realizada no dia 14 de março onde cada turma elegeu um representante e um vice.
No dia 16 de março tivemos nossa primeira reunião com os representantes onde inicialmente cada um socializou as perspectivas quanto à tarefa assumida. Socializamos os trabalhos desenvolvidos o ano passado juntamente com os representantes desmistificando as dificuldades apresentadas. Na ocasião planejamos as atividades que seriam realizadas para comemoração da Pasço onde estruturamos a seguinte programação:
· Abertura (direção); · Apresentação de um grupo de dança da comunidade; · Exibição do filme: O Redentor (Cinema Brasileiro – 2004); · Cada turma organizaria um pequeno lanche para ser servido após a exibição do filme. · A comemoração da Páscoa seria no dia 23 de março (quarta-feira).
No dia 22 de março as turmas do BB Educar e 1º segmento participaram de uma atividade extra-classe juntamente com professores, supervisora e representante da Secretaria de Educação de Bayeux - PB (coordenadora de EJA). Visitamos uma exposição com fotografias, material informativo e artigos de artesanato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A exposição foi organizada no hall do prédio da prefeitura no centro de João Pessoa – PB sendo uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher daquele município.
Dentro da programação os alunos assistiram a um vídeo: Sonho Impossível. Trata-se de um filme de 8 minutos que aborda a questão de gênero e os papeis sociais do homem e da mulher na família. Na seqüência os (as) alunos (as) participaram de um debate sobre as questões apresentadas no vídeo.
Abril – 2005
No dia 02 de abril realizamos nosso 3º Encontro Pedagógico. No ensejo conversamos sobre os seguintes pontos: -Breve diagnóstico das turmas quanto ao nível de aprendizagem e comportamento percebidos neste primeiro mês de aula;
-Apresentação do perfil do aluno (5ª a 8ª séries) organizado a partir dos questionários aplicados na primeira semana de aula;
-Questões relacionadas à disciplina dos alunos e vestimenta;
-Cadernetas e material didático da escola;
-Calendário Especial;
-Escolha do representante docente do turno noite para compor o Conselho Escolar;
-Comemoração do Dia das Mães;
-Elaborar proposta de avaliação para o turno noite.
No dia 06 de abril a supervisora Mônica Luis (diurno) passou em todas as salas conversando com os alunos sobre o conselho escolar, sua função e sua importância, tirando as possíveis dúvidas e questionamentos sobre a eleição dos representantes deste segmento.
No dia 08 de abril após o término das aulas a turma da 8ª série realizou um bingo com alunos e professores com objetivo de arrecadar dinheiro para sua festa de colação degrau que acontecerá no final do semestre letivo.
A direção da E.M.E.F.V. João Jacinto Dantas juntamente com a supervisora do turno noite e alguns professores participaram nos dias 07 e 08 do I Seminário Estadual da Educação de Jovens de Adultos realizado pelo Fórum de EJA da Paraíba no Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa – PB.
Este encontro foi um momento ímpar para os profissionais que atuam com este segmento de ensino caracterizando-se como um espaço rico de formação e troca de experiências.
No dia 11 de abril tivemos nossa 2ª reunião com os representantes de turmas onde tivemos inicialmente um momento para socialização das dificuldades encontradas em cada turma, no segundo avaliamos as comemorações da Páscoa e em seguida organizamos uma proposta para a comemoração do Dia das Mães como também discutimos as sugestões apresentadas pelos professores em nosso último encontro pedagógico. Após conversarmos organizamos a seguinte proposta:
· Abertura com a fala da Direção; · Homenagem dos alunos e professores a todas as mães presentes; · Momento coletivo onde todas as turmas e convidados participaram de várias brincadeiras; · Apresentação de um monólogo pela professora de português (Andréa); · Sorteio de brindes; · Lanche e entrega das lembranças.
Combinamos também que os (as) alunos (as) que contribuíssem com a lembrança e com a organização do lanche ganharia senhas para o sorteio de brindes no dia da festa. A Lei nº 10.639, de 09 de Janeiro de 2003 estabelece uma alteração na Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, incluindo em seu conteúdo programático a História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas: social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil.
Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, de Literatura e História Brasileiras. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
Maio – 2005
No dia 04 de maio tivemos a realização de uma palestra ministrada por alunos (as) da FACENE – Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – da cidade de João Pessoa – PB. A atividade atendeu alunos das turmas do BB Educar e Ensino Fundamental (1º e 2º segmento) abordando os seguintes temas: DST’s, AIDS, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência.
A atividade foi coordenada pela enfermeira Bernadete de Lourdes André Gouveia, professora da referida faculdade. O objetivo da atividade era trabalhar temas relacionados à Educação Sexual, já que existe uma solicitação freqüente por parte dos alunos (as) de uma programação que venha atender suas dúvidas quanto a assuntos relacionados à sexualidade para esclarecimento de dúvidas e aquisição de informações preventivas sobre os temas. A direção da Escola encaminhou para FACENE ofício solicitando a atividade com tema e objetivo da palestra. Após realização da atividade enviamos declarações para os (as) alunos (as) que ministraram as palestra e ofício de agradecimento à instituição.
No período de 02 a 08 de maio a Professora de Artes (Polyana) organizou uma exposição com trabalhos dos alunos do 2º segmento produzidos em sala de aula. Cada sala trabalhou um tema diferente: - 5ª série (Desenhos em preto e branco e desenhos coloridos); - 6ª série (Desenhos em mosaico); - 7ª série (Desenhos figurativos e abstratos); - 8ª série trouxe para exposição objetos de artes como: telas, produtos artesanais, cerâmicas, peças produzidas com material sucata.
No dia 06 de maio o Professor Rui Bezerra (História) realizou uma atividade extra-classe com a turma da 8ª série que consistiu em uma visita ao laboratório de informática da Fundação Dom Helder no Bairro Mario Andreazza. Esta atividade teve como objetivo desenvolver a curiosidade e a interação dos (as) alunos (as) com o mundo da informática.
No dia 11 de maio realizamos a festa comemorativa do dia das mães, organizada conjuntamente por alunos, supervisão, direção e corpo docente. Avaliamos que este momento foi de grande importância no sentido de possibilitar uma integração efetiva ente Escola e comunidade já várias mães da comunidade prestigiaram nossa festividade. As lembranças entregues as mães no final da festa foram confeccionadas pelos discentes. Tivemos o sorteio de brindes, apresentação teatral e várias brincadeiras que contribuíram para socialização dos alunos (as), professores e comunidade.
Durante a primeira quinzena do mês de maio tivemos duas reuniões com representantes de turmas para organização da festa onde discutimos os últimos preparativos para a festa das mães.
Na semana seguinte apresentamos para os alunos um painel com fotos da atividade desenvolvida no dia das mães e painel com os gráficos que traçam o perfil dos alunos do turno noite (2º segmento) organizados a partir de informações colhidas através de questionário aplicado no início do ano. Neste período também foram realizadas as atividades de encerramento do 1º bimestre letivo com o fechamento das notas. Na segunda quinzena do mês do maio fizemos um levantamento dos aniversariantes do 1º semestre e lista atualizada de todas as turmas. Como também um breve levantamento da freqüência dos alunos do turno noite. Junho – 2005
No dia 09 de junho participamos (supervisora) do XXIV Encontro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Paraíba que aconteceu em Campina Grande – PB no Centro de Tecnologia das 8:00 às 17:00 horas com o tema: “Nossa EJA de cada dia”. Tivemos duas reuniões com representantes para discutirmos a proposta para as comemorações da festa de São João que será realizada no dia 22 do corrente ano. Programação da festa de São João: Abertura com a direção; Pescaria com adivinhações sobre as festas juninas; Desfile e escolha da Rainha do Milho; Concurso de forró; Bingo de um balaio junino e sorteio de vários brindes; Lanche coletivo para todos os alunos. Avaliamos que a festa foi muito animada e mais uma vez contamos com uma boa participação dos alunos e comunidade neste momento de alegria e confraternização. A professora Polyana realizou trabalhos de pesquisa sobre as festas juninas trabalhando com os seguintes temas: santos juninos; comidas típicas, simpatias, São João em Campina Grande – PB. Os alunos elaboraram cartazes sobre os temas e atividade culminou com apresentação e debate em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário